segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os japoneses atacam Pearl Harbor e os Estados Unidos entram na Guerra

'Tora! Tora! Tora!': a temida esquadra americana afunda, em chamas, em águas havaianas


Em 7 de dezembro de 1941, num ataque supostamente inesperado, o Japão bombardeou a base norte-americana no Havaí. Supostamente, pois já desde meados de 1940, os Estados Unidos conseguiam decifrar os códigos diplomáticos japoneses e interceptar, de antemão,  seus movimentos. Desta forma, embora desconhecessem o dia e hora do ataque, já esperavam por ele.

Os dois países, já há anos, viviam um clima de estabilidade frágil. Desde o início do século, eles disputavam entre si a detenção do comércio no Pacífico e no Extremo Oriente. O Japão ascendeu como nova potência mundial na década de 1930 e os Estados Unidos sabiam que ele seria seu principal adversário no caso de guerra. Desde 1931, quando houve a Ocupação da Manchúria, os norte-americanos viam claramente a real possibilidade de um conflito.

Por serem capazes de interceptar as mensagens em códigos dos japoneses, os Estados Unidos estavam prevenidos. Contudo, eles criam que nada seria feito contra Pearl Harbor, mas somente contra outras bases, na Ilha de Guam e nas Filipinas, e só se preocuparam em protegê-las, deixando o Havaí de lado. Contudo, tal suposição se mostrou errônea. 

Conforme estudos de historiadores, naquele dia 7 de dezembro, o chefe de Estado-Maior, general George Marshall, recebeu um aviso do possível ataque japonês a uma base americana, mas o alerta mandado a Pearl Harbor chegou muito tarde e nada mais pôde ser feito.

O ataque teve enormes proporções e mais de 2.000 americanos morreram, além da destruição de 18 embarcações e 349 aeronaves.  Segundo as palavras do presidente Roosevelt, esta foi "uma data que viverá na infâmia".

Tal acontecimento foi a gota d’água que fez com que os Estados Unidos entrassem na Segunda Guerra Mundial, fazendo assim com que o conflito, que já tomava conta de toda a Europa, se alastrasse pelo continente americano. Pode-se dizer, com base em estudos da História, que desde o início os EUA esperavam que o Japão desse o primeiro passo e, assim, eles entrariam na guerra como vítimas, não como agressores.  

Pearl Harbor antes do ataque 

Destruição da base

Em 2001, foi lançado um filme sobre o acontecimento na base. Ben Affleck, Kate Beckinsale e Josh Hartnett protagonizam esta obra do cinema. Pearl Harbor ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros e foi indicado em outras três categorias: Melhores Efeitos Especiais, Melhor Som e Melhor Canção Original ("There You'll Be"). Também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.




Fontes:

*Escrito por Emily Caroline



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou crítica, para que possamos sempre melhorar. Seu comentário é bem vindo!
*Anônimo, por favor assine seu comentário! Obrigado~