domingo, 12 de maio de 2013

Batalha de Stalingrado

Rendição do Exército Alemão
Em 2013, foram comemorados 70 anos da Batalha de Stalingrado, em 02 de fevereiro. Data que marcou, em 1943, a primeira grande derrota alemã, considerada pelos russos o acontecimento que salvou a Europa do nazismo.

Posição defensiva soviética
Stalingrado, que até 1925 se chamava Tsarítsin e recebera o novo nome em homenagem ao líder soviético Josef Stalin, é uma cidade russa atualmente chamada Volgogrado, por se localizar às margens do rio Volga. Desde que os alemães invadiram a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) na Operação Barbarossa, quebrando assim o pacto de não-agressão que Hitler fizera com Stalin em 1939, os nazistas eram vitoriosos, mas o Exército Vermelho resistia bravamente. Mesmo sofrendo baixas consideráveis em seu exército, o Fürher ordenava sempre que avançassem "até o último homem".

A cidade, próxima à fronteira com o Cazaquistão, era um ponto estratégico para a dominação nazista daquela parte do mundo, um pólo industrial e bélico e, além disso, era ali que a Rússia detinha grande parte de seu petróleo. Logo transformou-se no centro da guerra e, em 03 de setembro de 1942, o general Von Paulus conseguiu romper, com seus homens, as barreiras soviéticas e adentrá-la.

General Von Paulus e oficiais após a rendição
Porém, o inverno logo tornou-se incrivelmente rigoroso e esta foi a principal causa da rendição alemã, a primeira desde o início da Guerra. A batalha durou cinco meses e, mesmo que Hitler tenha sido cruel a ponto de sacrificar "até o último homem" de seu exército em uma luta que já estava praticamente perdida, o general, desobedecendo às ordens superiores, acabou por se render em 31 de janeiro de 1943. Dois dias depois, o remanescente do exérito alemão, mais de 90 mil homens exaustos, doentes e famintos entregaram suas armas.

         
O acontecimento em Stalingrado foi um dos episódios mais sangrentos da História. Estima-se que houve mais de duas milhões de mortes, dentre soldados e civis, prisioneiros ou mortos em combate, por frio ou fome, soviéticos, alemães ou de outros países envolvidos. 
Stalingrado após a batalha

Contudo, pode-se afirmar que foi nesta batalha  que o rumo da Guerra foi mudado. A partir dela, o nazismo perdia seu controle sobre o mundo.
 









Fontes: 
Wikipedia
G1
Brasil Escola
Unificado 
*Escrito por Emily Caroline
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou crítica, para que possamos sempre melhorar. Seu comentário é bem vindo!
*Anônimo, por favor assine seu comentário! Obrigado~