sábado, 18 de maio de 2013

Conferências no Egito e no Irã

Conferência do Cairo

A Conferência do Cairo (capital do Egito) foi realizada entre 22 e 26 de novembro de 1943. Foi discutido sobre a posição dos Aliados contra o Japão e tomou decisões sobre a Ásia depois da guerra.


Os três presidentes
Estiveram presentes os presidentes dos EUA, Franklin Roosevelt, do Reino Unido, Winston Churchill, e da República da China, Chiang Kai-shek. O líder da URSS, Joseph Stálin, se recusou a comparecer, alegando que a presença do Chiang causaria provocação entre a URSS e o Japão*. Stálin se encontrou com Roosevelt e Churchill em Teerã para a Conferência de Teerã.

A Declaração do Cairo foi assinada em novembro e liberada em um comunicado em dezembro, nela continha as intenções dos aliados de continuarem impondo as forças militares até o Japão se render.

As três principais cláusulas da declaração eram:
  • O Japão será despojado de todas as ilhas do Pacífico que tenha apreendido ou ocupado desde o início da Primeira Guerra Mundial em 1914;
  • Todos os territórios que o Japão roubou dos chineses, tais como a Manchúria, Formosa e os Pescadores, serão restituídos à República da China;
  • E que "em devido tempo", a Coreia se tornará livre e independente.
* O Pacto nipônico-soviético de 1941 foi um acordo de cinco anos de neutralidade entre as duas nações; em 1943 a União Soviética não estava em guerra com o Japão, enquanto que a China, o Reino Unido e os Estados Unidos estavam.
                                                                                                                                                  

Conferência de Teerã
A Conferência de Teerã (capital do Irã) foi a primeira reunião entre as três superpotências da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, reuniram-se o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, da URSS, Josef Stálin e do Reino Unido, Winston Churchill.  A conferência ocorreu entre 28 de novembro e 1º de dezembro de 1943.

Foram definidas as partilhas e  foi decidido que as forças anglo-americanas interviriam na França juntamente com a força soviética oriental, fazendo com que o cerco à Alemanha se fechasse. Falou-se ainda sobre a divisão do país e as fronteiras da Polônia, quando acabasse a guerra, além de criarem propostas de paz com colaboração de todas as nações.

Os EUA e o Reino Unido reconheceram a fronteira soviética no Ocidente, anexando a Estônia, Letônia, Lituânia e o leste polonês.

Fonte:
Wikipedia
*Escrito por Roberta Damiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou crítica, para que possamos sempre melhorar. Seu comentário é bem vindo!
*Anônimo, por favor assine seu comentário! Obrigado~