quinta-feira, 2 de maio de 2013

Espião japonês chega ao Havaí a fim de estudar a ilha norte-americana


Em 27 de março de 1941, chega ao Havaí o espião japonês responsável pelas informações que culminaria no ataque a Pearl Harbor, fazendo com que os EUA entrassem na 2ª Guerra Mundial.

Takeo Yoshikawa ingressou na Marinha Imperial Japonesa em 1933, se graduando como melhor aluno.  Após sua graduação, ele tentou suicídio. Depois, resolveu entrar  para a Inteligência da Marinha e se propôs a estudar tudo sobre os EUA.

Em 1940, ele passou nos exames do Ministério de Estrangeiros, tornando-se diplomata júnior. Então Yoshikawa foi enviado para o Havaí, sob a cobertura de um vice-cônsul chamado Tadashi Morimura, chegando lá em 27 de março de 1941.

Ele alugou um apartamento e andava pelas ruas tomando notas das locações Navais da ilha e passava as informações para o consulado japonês. Fez passeios nos rebocadores locais, ouviu fofocas, planos curtos e até entrou no porto, respirando através de uma cana, para saber mais dos locais navais.

Abaixo, podemos ilustrar um pouco de como era a vida de Yoshikawa em Honolulu. No vídeo, em inglês, vemos as instalações que ele usava e os lugares que costumava frequentar para observar os possíveis locais que seriam atacados.

Fonte:

* Escrito por Larissa Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou crítica, para que possamos sempre melhorar. Seu comentário é bem vindo!
*Anônimo, por favor assine seu comentário! Obrigado~