sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Brasil entra na 2ª Guerra Mundial

O Brasil não é um país com um poderio militar grande, mas no ano de 1944, o país tupiniquim mostrou que sabe lutar.

Até o ataque à Pearl Harbor feito pelo Japão, o Brasil se manteve neutro na guerra, porém quando os EUA entraram na guerra, Getúlio Vargas, o então presidente, precisou escolher de que lado lutaria, e ele acabou por apoiar os Aliados.

Os 2° e 3° escalões da Força Expedicionária Brasileira (FEB) chegam ao porto de Nápoles, Itália, no dia 6 de outubro de 1944. Eles se juntaram ao 1º escalão, que havia chegado no 16 de julho.

O Brasil era representado por 25 mil homens que saíram do país e foram lutar no Teatro de Operações durante a 2ª Guerra Mundial. Mas sua importância está muito mais no desempenho de seu papel como agente de memória social da participação brasileira na guerra do que como grupo de pressão política.

A FEB entrou em combate em meados de setembro de 1944 no vale do rio Serchio, ao norte da cidade de Lucca. As primeiras vitórias ocorreram já em setembro, com as tomadas de Massarosa, Camaiore e Monte Prano. Só no final de outubro, na região de Barga, a FEB sofreu seus primeiros reveses.
                                 

CURIOSIDADES

A FEB permaneceu seguidamente duzentos e trinta e nove dias em combate. Como  comparação, temos as quarenta e quatro divisões americanas que combateram no norte da África e Europa entre novembro de 1942 e maio de 1945, das quais apenas doze estiveram ininterruptamente mais dias em combate que a divisão brasileira.
General alemão se rendendo à FEB

Antes da rendição das forças alemãs ser oficializada a 2 de maio de 1945, a 148ª divisão foi a única divisão alemã capturada integralmente, incluindo seu comando, por uma força aliada ( no caso, a 1ª Divisão Brasileira ) durante toda a campanha da Itália. Pois desde a invasão da Sicília em julho de 1943 até a ofensiva na primavera de 1945, todas as demais divisões, independente das perdas sofridas, conseguiram se retirar ao norte sem se renderem.

“Soldaten ergebt euch ihr seid umringt”
(Soldados, se rendam, vocês estão cercados)
Durante a tomada de Montese (abril de 1945) houve uma homenagem singular prestada a três soldados brasileiros que, em missão de patrulha, ao se depararem com toda uma companhia do exército alemão, tendo recebido ordem para se renderem, se recusaram e morreram lutando. Como reconhecimento à bravura e à coragem daqueles soldados, pela forma como combateram, os alemães os teriam enterrado em covas rasas e, junto às sepulturas, colocado uma cruz com a inscrição "drei brasilianischen helden" (três heróis brasileiros). Eram eles: Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Baeta da Cruz e Geraldo Rodrigues de Souza. Existe hoje no pátio de formatura do batalhão a qual pertenciam um monumento que os reverencia.
Fonte:
Wikipédia

*Escrito por Larissa Godoy


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou crítica, para que possamos sempre melhorar. Seu comentário é bem vindo!
*Anônimo, por favor assine seu comentário! Obrigado~