terça-feira, 23 de abril de 2013

Invasão da Polônia

Soldados Nazistas iniciam a guerra
 Revista Veja - Setembro de 1939

Depois da 1ª Guerra Mundial, o clima na Europa estava tenso. Alguns países ficaram insatisfeitos com a então divisão de terras. O país mais prejudicado foi a Alemanha. A situação tomou um rumo diferente quando, na década de 30, Hitler se tornou líder nacional. O Führer tinha ideias mirabolantes para dominar outros países e se tornar mais poderoso.

Assim, no dia 1º de setembro de 1939, o que até então era uma ideia se tornou real. Os alemães invadiram a Polônia, na chamada Operação Fall Weiss. Eles alegaram que a invasão ocorreu contra um suposto ataque polonês a uma rádio alemã. Posteriormente, foi comprovado que tal ataque nunca existiu. 

Outros países, como França, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, se rebelaram contra o ataque alemão, declarando guerra. No dia 17, a União Soviética invadiu o leste da Polônia. Estes conflitos deram início à Segunda Guerra Mundial.

Quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto pode assistir ao filme O Pianista. No longa, o polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), é um pianista que interpreta musicas clássicas em uma rádio de Varsóvia.


Em 1939, quando começa a invasão Alemã, os judeus poloneses sofrem muitas restrições. É por meio das memórias do pianista que o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, muro feito por nazistas para restringir a movimentação dos judeus, e a perseguição à família Szpilman, enviada aos tão temidos campos de concentração.


Adrien é muito aclamado por sua participação nesse filme, que é um sucesso de críticas. Vale a pena assistir! Vejam o trailer:


O filme é baseado nas memórias registradas em livro pelo próprio Szpilman.


*escrito por Vanessa Beraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou crítica, para que possamos sempre melhorar. Seu comentário é bem vindo!
*Anônimo, por favor assine seu comentário! Obrigado~