quarta-feira, 24 de abril de 2013

Guerra de Inverno

A cem metros do inimigo: Grupo finlandês, munido de metralhadoras, 

de guarda numa zona a nordeste do lago Ladoga, em Fevereiro de 1940. 
Foto: SA-kuva.

A Guerra de Inverno começou quando a União Soviética atacou a Finlândia em 30 de novembro de 1939. O secretário do partido Soviético, Josef Stálin, esperava conquistar o país até o final daquele ano, mas os finlandeses tiveram grande resistência, o que frustrou o ataque. Este durou até março de 1940, quando um tratado de paz foi assinado, que cedia 10% da Finlândia e 20% da sua capacidade industrial à URSS.

As perdas soviéticas na frente de combate foram tremendas, e a posição internacional do país sofreu.

As habilidades de combate do Exército Vermelho foram postas em questão, um fato que contribuiu para a decisão de Hitler de lançar a Operação Barbarossa. As forças soviéticas não alcançaram o seu primeiro objetivo que era o de conquistar a Finlândia, mas ganharam apenas uma parte do território ao longo do Lago Ladoga.

O tratado de paz impediu as preparações franco-britânicas de envio de apoio para a Finlândia através da Escandinávia do Norte, que impediria também o acesso alemão às minas de ferro no norte da Suécia.

A Guerra de Inverno foi um desastre militar para a União Soviética.  Após ela, o Kremlin iniciou o processo de reinstaurar oficiais qualificados e de modernizar as suas forças, uma decisão que viria a permitir que os soviéticos resistissem à invasão alemã.

No dia 14 de dezembro, a URSS foi expulsa da Liga das Nações por causa deste ataque.

*Escrito por Roberta Damiani

Fonte:
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, dúvida ou crítica, para que possamos sempre melhorar. Seu comentário é bem vindo!
*Anônimo, por favor assine seu comentário! Obrigado~